Pouco ou muito leite?

Pouco leite - Para as mulheres que têm pouco leite a dica é beber bastante líquido e fazer compressas de água quente/morna nas mamas, ou mesmo tomar um banho quente e relaxante! Já li até que é válido durante o banho quente fechar os olhos e imaginar como se estivesse saindo uma cachoeira de leite do seu peito; não sei até que ponto isso realmente influencia no resultado mas tenho certeza que mal não faz. O que interessa mesmo é você saber que o calor contribui para a produção do leite materno.

Muito leite - Já para as mulheres que têm muito leite, a ponto do bebê não dar conta de mamar e a mama ficar empedrada (o seio fica tão cheio de leite que a pele chega a ficar esticada e dói), a dica é reduzir a ingestão de líquidos, fazer compressas de água fria (eu usei até aquelas bolsas térmicas de gel que podem ir ao congelador) e retirar o excesso de leite (com o tempo você pega a prática e consegue até fazer manualmente, mas no início aconselho o uso de uma bombinha manual ou até de uma bombinha elétrica – a vantagem da primeira é que é bem mais barata que a segunda e você pode controlar o ritmo de retirada; a vantagem da segunda é que o processo se torna bem mais rápido). Aqui é bom alertar que quando se retira leite é como se o bebê estivesse mamando, então enquanto uma mama está sendo esvaziada a outra está naturalmente produzindo mais leite, por isso é importante aliar a retirada à compressa fria (enquanto eu retirava o leite de uma mama, deixava a outra em contato com a bolsa de gel congelada que prendia por dentro do top ou do sutiã.

Foto: Terezinha B. Silva
E a boa notícia é que com o passar do tempo a produção se regulariza naturalmente; é como se de tanto você estimular para ter mais ou menos leite o corpo entendesse a mensagem do que precisava ser feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog